PhD

Sou doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da UTFPR, na área de Engenharia de computação e na linha de pesquisa de Sistemas Inteligentes. Meu projeto de tese — intitulado “O processamento da informação em agentes inteligentes: construção de um modelo bioinspirado para aplicações relacionadas à incerteza”, orientado pelo Dr. Heitor Silvério Lopes e co-orientado pelo Dr. Fabio Thá — tem como principal proposta a caracterização da inteligência em agentes, sejam eles humanos ou artificiais, através da relação destes com o meio (percepção) e entre si (comunicação).

O desenvolvimento deste tema — que é inerentemente complexo e transdisciplinar — está suportado em três pilares, detalhados no diagrama abaixo e cujo título é inspirado na obra homônima do Umberto Eco:

A confluência entre as teorias da Computação; da Informação e do modelo de mente proposto por Freud formam o aporte teórico necessário tanto ao entendimento do problema quanto ao embasamento do método de pesquisa. Este, por sua vez, compreende a modelagem do problema através das técnicas de inferência Bayesiana e predictive coding, bem como redes de deep learning.

Por fim, uma tese só estará completa se as contribuições teóricas e metodológicas tiverem aplicabilidade em casos reais ou contribuírem, de algum modo, para o avanço da ciência. A aplicação da pesquisa, neste caso, busca então (i) elucidar a questão do gap semântico e oferecer alternativas à sua minimização; (ii) contribuir com as técnicas de processamento da linguagem natural; e (iii) testar a generalidade do modelo proposto na tecnologia de redes auto-organizáveis.

O Mente, Corpo & Bytes_ tem como um de seus propósitos compartilhar e discutir os temas relacionados a esta pesquisa, seja pelo viés da teoria, do método ou da aplicação.


%d bloggers like this: